Artigos

9 dicas para fotografar em viagens por Thais Mazzoco | Efeito T

Por ser Bacharel em Turismo e gostar de viajar, decidi unir as minhas paixões neste meu primeiro artigo. Fotografia de Viagens é algo que sempre me inspirou, e com certeza me levou a escolha da carreira de Fotógrafa. 
Mas por gostar tanto, algumas experiências por quais passei poderiam ter sido evitadas, ou melhoradas, se eu tivesse em mãos essas dicas preciosas:

1 - Faça seguro do seu equipamento

Coloco como dica número 1 pois isso deve ser pensado bem antes de sair de casa. Muitas seguradoras, como a Porto Seguros, oferecem este tipo de serviço, mas você também pode buscar alguma especializada no ramo da fotografia.
Por mais seguro que seja o local que você visita, ter cuidado com os seus pertences nunca é demais, em todos os aspectos (como documentos, dinheiro, bagagem, etc).
Algumas cobrem inclusive assistência técnica por danos como queda. Eu confesso que sempre levo uns tombinhos quando vou viajar. Nunca aconteceu nada (com a câmera! Já com o joelho....sempre tento salvar a câmera em primeiro lugar hahaha), mas se acontecer você terá mais tranquilidade.

2 - Faça um roteiro tranquilo

Geralmente o tempo é curto. Queremos ver o máximo de atrações em um só dia, para poder aproveitar mais e mais. Mas... será que isso é mesmo aproveitar? O ideal mesmo é poder sentir a atmosfera, observar as pessoas, sentir os aromas, ouvir os sons... ou seja, estar com todos os sentidos alertas para conhecer afundo o local visitado. E o sentido da visão conta com o recurso da fotografia para guardar na memória para sempre! E para que você possa verdadeiramente fotografar o que está sentindo, ter pausas específicas para "Agora eu vou fotografar" é muito válido.
Muitas vezes encontramos o belo em pequenos detalhes, e não apenas fazendo fotos abertas dos monumentos e paisagens. Mas é preciso olhar para poder enxergar. Seu companheiro de viagem também deve estar ciente de que estes momentos são necessários. E vendo o resultado com certeza não irá se importar, no caso do meu marido ele até já se empolgou nesse barco, fazendo vários cliques incríveis.

3 - Estude um pouco sobre composição

Não, este artigo não é sobre composição para fazer fotos incríveis durante sua viagem. Provavelmente vou escrever sobre isso futuramente, mas meu foco aqui é algo mais prático. Na internet ou em livros você pode encontrar milhares de dicas interessantes (indico os livros do Henrry Carrol). O bom uso da regra dos terços (se não sabe o que é, basicamente trata-se de colocar o assunto principal em um canto - não qualquer canto de qualquer jeito, existem técnicas para poder usá-la -, o melhor aproveitamento das luzes e das sobras, as camadas de sua fotografia, as formas geométricas.... Tudo isso você entende com muito estudo e prática, então vale espiar essas dicas antes de sair. 
Se ficou sem inspiração, comece copiando as fotos do seu guia que tem em mãos. Com certeza sua imaginação irá se desenrolando e você irá criar sua própria visão em instantes.

4 - Esteja atento e com o equipamento sempre à mão

Quantas vezes na rua pensamos: "Ah, se eu estivesse com a minha câmera...". Nas viagens não é diferente, ainda mais porque estamos com o olhar mais atento. Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, explora bastante este tema em seu livro "O instante decisivo", no qual descreve a imagem como um perfeito equilíbrio do movimento e cada milésimo de segundo entre o clique ou não faz toda a diferença. 
Mas em muitos lugares fica complicado ficar fantasiado de "turistão", com boné, óculos de sol, tênis e aquela baita câmera no pescoço. Principalmente se ficamos sozinhos andando por aí. Uma dica é, se estiver frio, esconder embaixo do casacão fechado. Ou ainda, em muitas cidades já é recomendação dos moradores locais usar a mochila na frente ao invés das costas, daí já deixe sua câmera com um fácil acesso dentro da mochila mesmo.
Ter uma compacta legal ou um celular com uma boa câmera também facilita bastante.

5 -  Use uma lente zoom

Muitos fotógrafos torcem o nariz para as lentes zoom. Mas, convenhamos, para viagens elas são bem mais práticas. Você não vai querer ficar zanzando por aí com seu kit de lentes fixas, pois além do risco, no final do dia é um peso danado cada balinha que você coloca na bolsa!
E quando você quer pegar "aquele" lance ou detalhe e não pode se aproximar do assunto principal, o zoom dá aquela ajuda extra. Use com moderação, dê preferência ao zoom óptico, que é o da lente mesmo e não o digital.

6 - Não esqueça de ser fotografado

Além das selfies que você vai fazer com certeza, é legal ter algumas fotos sem o seu braço aparecendo, além do que alguns lugares proíbem o uso do "pau de selfie". 
Uma dica para conseguir sair nas fotos é procurar outras famílias que estejam passando pela mesma situação, quando uma pessoa está tirando fotos do restante da turma. Se você se oferecer para tirar a foto, muito provavelmente este alguém irá se oferecer para tirar uma sua. Evite pessoas sozinhas só observando ou passando por aí, esta pessoa pode ser mal intencionada e ir embora com sua câmera, ou simplesmente estar com pressa ou não estar afim se for um morador local.
Deixe no automático ou lembre-se de verificar se as configurações estão corretas para garantir que sua foto fique com boa qualidade e você não precise pedir para clicar de novo.

7 - Faça backup o quanto antes  

Já passei por duas situações em que o backup foi fundamental.
Uma vez eu tinha as fotos de uma viagem em um HD e ele deu um problema e acabei perdendo tudo. Demorei mais de 1 ano para encontrar um lugar que conseguisse recuperar os arquivos e gastei uma fortuna (quase dava para viajar de novo). A outra foi que perdi um cartão de memória no meio da viagem, mas ainda bem que sempre levo meu netbook para descarregar o cartão assim que chego ao hotel, então eu não perdi nenhuma foto, mas foi por pouco!
Então não corra esse risco e sempre que possível mantenha os arquivos guardados em 2 lugares separados.

8 - Verifique seus acessórios

Sim, é um pouco chato chegar no hotel e fazer os backups e ainda lembrar de carregar as baterias. Mas imagina se você esquece e no meio do passeio acaba a bateria da câmera ou a memória do cartão?? Já passei por esse aperto e é muito frustrante!! Por isso, por mais que pese um pouco a mais na bolsa, leve sempre extra um cartão de memória vazio e bateria carregada.
A viajante Jocely Bonilha, autora do blog Mochilar.net.br dá uma dica de ouro: levar um adaptador de tomada, nem todos os lugares dá para plugar o equipamento por causa da diferença de entrada na tomada elétrica. Pesquise antes como é a tomada pois até mesmo o seu adaptador pode não encaixar, como aconteceu comigo no Chile.

9 - Revele suas melhores fotos

Hoje com as câmeras digitais tiramos muitas e muitas fotos, às vezes mais de 100 (no meu caso mais de 300) em um só dia, não é mesmo?
Mas depois, nossos parentes e amigos não vão querer ver essas fotos só no computador, ainda mais uma quantidade tão grande! Nem você vai querer ver desse jeito. E se o CD não abrir mais, como é o caso de algumas fotos minhas de viagens, e você não conseguir mais acessar os arquivos? Então separe as fotos mais legais e revele para montar um álbum. Ou faça um fotolivro. A Digipix tem muitas opções legais e um software bem fácil de usar. Também tem até uma linha de decoração, para você fazer um quadro e decorar sua casa. Imagine só ter na parede uma foto linda que você fez de um lugar que amou conhecer? Dá bastante trabalho escolher, revelar, etc, mas vale muito a pena - nossa, eu mesma estou precisando fazer isso, mas nunca é tarde :)

Espero que tenha gostado!!! E boa viagem!! Depois me conte se as dicas foram úteis ou comente para compartilhar suas experiências!!

Clique aqui para saber mais sobre a minha relação com Fotografia e Turismo
Clique aqui para comprar minhas imagens para decorar sua casa

Comentários